sábado, 9 de abril de 2011

Guerra dos Canudos








Esquema da guerra dos Canudos
-3 % das terras eram  para a população rural. 
-Milhões de pessoas viviam na miséria.
-Insatisfação da população.
-Antônio Conselheiro organizou uma revolta, reunindo a população em Canudos.
-Com isso a população foi para canudos .
-Um dos lemas de Antonio  Conselheiro eram a terra dividida igualmente , e os pagamentos de impostos .
-Canudos apresentava uma ameaça para o governo por não pagar impostos  .
-Com isso o governo reuniu um exercito e destruiu Canudos. 
Como estava o Brasil antes da Guerra dos canudos ?
O Brasil registra uma das maiores  concentrações de equivalente ao as sociedade do Canadá . Além disso, a concentração da propriedade da terra continua altíssima : aproximadamente 3% da grandes proprietários detêm cerca de  43%  das terras agrícola, enquanto quase 60% da população rural dispõe apenas 3% das terras . Milhões de brasileiros viviam na miséria.
Com a insatisfação da população pelas terras pela miséria acabou acontecendo a guerra dos canudos.
Durante o mandato do presidente Prudente de Morais .
Antônio Conselheiro encontrou um ambiente propício para sua pregações política – religiosas .
Antônio tinha 65 anos quando , em 1893 chegou a uma velha fazenda abondonada  no sertão baiano , onde liderou a formação do povoado de Canudos . Tinha como o lema “A terra não tem dono a terra e de todos'' 
Povoação de Canudos 
Milhares de pessoas mudaram-se para Canudos , sertanejos sem terra , vaqueiros, ex- escravos , pequenos proprietários pobres ,homens e mulheres perseguidos pelos coronéis ou pela policia . Buscavam paz e justiça em meio a fome e a seca no sertão .
Reação contra Canudos 
Os fazendeiros baianos e a elite política local temiam o crescimento de Canudos . Para a Igreja católica , Antônio Conselheiro desviavam fiéis . Para os proprietários de terra e o governo  , canudos representava uma ameaça .
Tanto pela ocupação das terras quanto pela recusa apagamento de impostos .
 
 
 
A destruição de Canudos 
As Tropas dos coronéis locais e do governo estadual  baiano não conseguiram esmagar as forças de Canudos. Assim  governo federal entrou na luta , enviando ao povoado várias tropas militares , que um poderoso  exercito de cerca de 7 mil homens foi organizado pelo ministro da Guerra, e Canudos foi destruído em 5 de outubro de 1897 . Mais de 5 mil casa foram incendiada pelo exército . A população sertaneja morreu defendendo a sua comunidade m numa das mais trágicas lutas pela história da república  .
 
Euclides da Cunha 
 
Euclides da Cunha era um repórter e estava em Canudos quando a guerra ocorreu . No livro ''Os sertões'' procurou fazer uma descrição “científica” do que foi a comunidade de liderada por Antônio Conselheiro .Os sertões foi escrito numa linguagem tão rica e variada que é considerado uma das maiores obras da literatura brasileira . 

Grupo : Emanuel , Rodrigo , Samuel , Lucas willher

Nenhum comentário:

Postar um comentário