sábado, 9 de abril de 2011

Concordância Nominal


 Concordância Nominal = Ajustes feitos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo.
 
** Portanto, o artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome devem ser alterados.

** Além disso, temos também o verbo, que se flexionará à sua maneira, merecendo um estudo separado de concordância verbal.
Regra Geral: O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo.

  - A pequena criança é uma gracinha.                 - O garoto que encontrei era muito gentil e simpático.

*** Casos especiais: casos que fogem à regra geral.
 
A) Um adjetivo após vários substantivos

1 – Substantivos de mesmo gênero: adjetivo vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.

- Irmão e primo recém-chegado(s) estiveram aqui.

2 – Substantivos de gêneros diferentes: vai para o plural masculino ou concorda com o substantivo mais próximo.

- Ela tem pai e mãe louros.
- Ela tem pai e mãe loura.
3 Adjetivo funciona como predicativo: vai obrigatoriamente para o plural.

- O homem e o menino estavam perdidos.

B) Um adjetivo anteposto a vários substantivos

1 – Adjetivo anteposto normalmente: concorda com o mais próximo.    
                                                                       - Provei deliciosa fruta e suco.

2 – Adjetivo anteposto funcionando como predicativo: concorda com o mais próximo ou vai para o plural.

- Estavam feridos o pai e os filhos.
- Estava ferido o pai e os filhos.  
C) Um substantivo e mais de um adjetivo

1- antecede todos os adjetivos com um artigo.
- Falava fluentemente a língua inglesa e a espanhola.
 
2- coloca o substantivo no plural.
- Falava fluentemente as línguas inglesa e espanhola.

D) Pronomes de tratamento

1 – sempre concordam com a 3ª pessoa.
-Vossa santidade esteve no Brasil.
 
E) Anexo, incluso, próprio, obrigado.

1 – Concordam com o substantivo a que se referem.

- As cartas estão anexas.
- A bebida está inclusa.

F) Um (a) e outro (a), num (a) e noutro (a).

1 – Após essas expressões o substantivo fica sempre no singular e o adjetivo no plural.

- Renato advogou um e outro caso fáceis.                              - Pusemos numa e noutra bandeja rasas o peixe.
g) É bom, é necessário, é proibido.

1- Essas expressões não variam se o sujeito não vier precedido de artigo ou outro determinante.
- Canja é bom. / A canja é boa.

h) Muito, pouco, caro.

1- Como adjetivos: seguem a regra geral.
- Comi muitas frutas durante a viagem.

2- Como advérbios: são invariáveis.
- Comi muito durante a viagem.
i) Mesmo, bastante

1- Como advérbios: invariáveis
 - Preciso mesmo da sua ajuda.

2- Como pronomes: seguem a regra geral.
 - Os mesmos argumentos que eu usei, você copiou.

 j) Menos, alerta

1- Em todas as ocasiões são invariáveis.
 - Preciso de menos comida para perder peso.
k) Tal Qual

1- “Tal” concorda com o antecedente, “qual” concorda com o conseqüente.

- As garotas são vaidosas tais qual a tia.

l) Possível

1- Quando vem acompanhado de “mais”, “menos”, “melhor” ou “pior”, acompanha o artigo que precede as expressões.

- A mais possível das alternativas é a que você expôs.
m) Meio

1- Como advérbio: invariável.
- Estou meio insegura.

2- Como numeral: segue a regra geral.
- Comi meia laranja pela manhã.

n)

1- apenas, somente (advérbio): invariável.
- Só consegui comprar uma passagem.

2- sozinho (adjetivo): variável.
- Estiveram sós durante horas.
 
Exercícios
1) Que palavra completaria adequadamente este poema: meio ou meia? Por quê?
 Então, friends
      Levo a vida assim,                                                            [] direita, [] torta,                                                                                                                     às vezes arrombando a festa                                                                                             outras, dado com a cara na porta.
R: Meio. Porque neste caso se trata de um advérbio.                                                                                         Poderia usar meia se fosse um numeral.
 
2) A palavra bastante tem dois valores gramaticais. Como advérbio, ele equivale a ‘’muito, demais’’ e é invariável; como adjetivo, equivale a ‘’muito(a), muitos(as)’’ e é variável, Leia essas frases:

Ele conhece [] países.
Ele conhece [] esses países.

Em qual delas a palavra bastante tem o sentido do advérbio e é, portanto, invariável?

R: Na segunda frase
3) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:

a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.

R: d) Anexo deixou de concordar com foto. Concordam com o substantivo a que se referem.
4) Está correta quanto à concordância nominal a frase:

a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso o rapaz e a moça.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.

R: c) Não há erro.

a) velhas; b) mesmas; d) preocupados
 
CONCLUSÃO

  Foi mostrada a concordância nominal dos substantivos perante adjetivos, advérbio, pronomes e numerais.                                                                                                              Vimos que adjetivos antepostos aos substantivos concordam com o mais próximo, porém se exerce a função de predicativo pode concordar de duas maneiras: com o mais próximo ou ir para o plural.                                                                                                                                         No caso do adjetivo vir após vários substantivos a concordância já muda, pois se os substantivos forem do mesmo gênero há duas possibilidades: ir para o plural ou assumir o gênero do substantivo.
 
 
Regência
vEstuda os casos em que um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) exige um outro termo que lhe complete o sentido.
* Normalmente, o complemento de um nome vem iniciando por uma preposição.

* No estudo da regência nominal, deve-se levar em conta que muitos nomes seguem exatamente o mesmo regime dos verbos correspondentes.

* Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos.
 
Vejamos alguns exemplos:

* Ela tem necessidade de roupa.
Quem tem necessidade, tem necessidade “de” alguma coisa.
De roupa: complemento Nominal.


* Fiz uma referência a um escritor famoso.
Quem faz referência faz referência “a” alguma coisa.
A um escritor famoso: complemento nominal.
vRegra geral = Na verdade, não existem regras. Cada palavra exige um complemento e rege uma preposição.

** Muitas regências nós aprendemos de tanto escutá-las, porém não significa que todas estejam corretas.

    “Prefiro mais cinema do que teatro.”
 
** Preferir mais, não existe, pois ninguém prefere menos. É, portanto, uma redundância

 ** Quem prefere, prefere alguma coisa “a” outra. A frase ficaria correta desta forma:
                    “Prefiro cinema a teatro”.
 
*** O verbo preferir é transitivo direto e indireto e o objeto indireto deve vir com a preposição. “a”.
                
             “Prefiro isso do que aquilo.”


# Apresentamos a seguir vários nomes acompanhados da preposição ou preposições que os regem. Sempre que possível, é bom associar esses nomes entre si ou a algum verbo cuja regência você conhece.
# Substantivos

Admiração a, por devoção a, por medo a, de aversão a, por doutor, em obediência a, atentado a, contra dúvida, acerca de, sobre o, jeriza a, por Bacharel, em horror a, Pro eminência, sobre capacidade de, para impaciência,  com respeito a, para com.

# Advérbios

Longe de, perto de.

Obs.: os advérbios terminados em -mente tendem a seguir o regime dos adjetivos de que são formados:
paralela a; paralelamente a; relativa a; relativamente a.
# Adjetivos

Acessível a, diferente de, necessário a, acostumado a, entendido em, nocivo a, afável com, para com, equivalente a, paralelo a, agradável a, escasso de, alheio a, de essencial a, para passível, de preferível, prestes a, propício a, benéfico a, grato a, próximo a, capaz de, relacionado com, compatível com, habituado a, relativo a, contemporâneo a, deIdêntico a, satisfeito com, sensível a, curioso de, por Insensível a, sito em descontente,  com liberal, com suspeito de, desejoso de, natural de, Vazio de.
Conclusão

* Foi mostrado o  que é a regência nominal e que ela estuda que os casos em que nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) exigem uma outra palavra para completar-lhes o sentido.

* Em geral, a relação entre um nome e o seu complemento é estabelecida por uma preposição.

 * Vimos também que ela não possui regra geral, que cada palavra exige um complemento e rege.
Exercícios

1) Complete com a preposição adequada, conforme a norma padrão. Se a palavra não exigir preposição, deixe os espaços em branco.

a) Ele está acostumado _________ os assaltos noturnos.
b) Está alheio ____ tudo.
c) Os alunos são favoráveis ____o projeto
d) Ficamos  contentes _____ você.
e) Fiz uma referência ___ um escritor famoso.


R: a)aos/com      b)a       c) ao       d) com      e) a
2) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:

a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.

R:E
3) Assinale a opção em que as duas frases se completam corretamente com o pronome lhe:

a) Não ..... amo mais. / O filho não ..... obedecia.
b) Espero-..... há anos. / Eu já ..... conheço bem.
c) Nós ..... queremos muito bem. / Nunca ..... perdoarei, João.
d) Ainda não ..... encontrei trabalhando, rapaz. / Desejou-..... felicidades.
e) Sempre ..... vejo no mesmo lugar. / Chamou-..... de tolo.

R:C
 
Verbal
** A regência estuda a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período.
** Ela estuda também a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos.
** Na realidade o que estudamos na regência verbal é se o verbo é transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou intransitivo e qual a preposição relacionada com ele.
VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS

 * São verbos que indicam que o sujeito pratica a, ação sofrida por outro elemento, denominado objeto direto.

 * Uma das maneiras mais fáceis de se analisar se um verbo é transitivo direto, é passar a oração para a voz passiva, pois somente verbo transitivo direto admite tal transformação, além de obedecer, pagar e perdoar, que, mesmo não sendo VTD, admitem a passiva.

 - Alguns verbos transitivos diretos:

      Aspirar será VTD, quando significar  absorver.
Como é bom aspirar a brisa da tarde.

Visar será VTD, quando significar mirar ou dar visto.
O atirador visou o alvo, mas errou o tiro.
VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS

* São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado objeto indireto.

- O objeto indireto pode ser representado por um substantivo, ou palavra substantivada, uma oração (oração subordinada substantiva objetiva indireta) ou por um pronome oblíquo.

- Os pronomes oblíquos átonos que funcionam como objeto indireto são os seguintes: me, te, se, lhe, nos, vos, lhes.

- Os pronomes oblíquos tônicos que funcionam como objeto indireto são os seguintes: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, eles, elas.
VERBOS INTRANSITIVOS

São os verbos que não necessitam de complementação. Sozinhos, indicam a ação ou o fato.

Ex : as margaridas morreram.

Conclusão

Foi mostrada a definição da Regência Verbal
 e a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período. 
 
Exercícios
1) Marque a alternativa em que ocorre erro na substituição por pronome átono.
     a) Obedeci ao professor. / Obedeci-lhe.
b) Encontrei os animais na rua. / Encontrei-os na rua.
c) Toquei o seu braço. / Toquei-lhe o braço.
d) Visitou a amiga no hospital. / Visitou-lhe no hospital.

R: Letra D
     Na opção a, ao professor é objeto indireto, correspondendo a lhe.
     Na b, os animais é objeto direto, correspondendo a os.
     Na c, o pronome lhe substitui não o complemento
(o seu braço), mas apenas o possessivo seu; nesse caso, a palavra lhe é adjunto adnominal, e não objeto indireto.
    Na d, a amiga é objeto direto, a substituição é por a, e
não lhe: Visitou-a no hospital.
 
2) Assinale a frase que não pode ser completada com o que vai nos parênteses.
a) Pagarei......alguns empregados hoje à noite. (a)
b) Naquela época, meu sobrinho assistia......Belo Horizonte. (em)
c) Não implique......o colega. (com)
d) Quando morava no campo, aspirava.......ar puro e sentia-se bem. (ao)

R: Letra D.

O certo seria ‘’Quando morava no campo, aspirava o ar puro e sentia-se bem. 
Concordância
Verbal
 
vRegra Geral:
O verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.
~ Exemplos:
- O técnico escalou o time.
- Os técnicos escalaram os times. 
Casos especiais da concordância verbal:
Sujeito composto
a) anteposto: verbo no plural.
-O técnico e os jogadores chegaram ontem a São Paulo
-
 
b) posposto: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.                                                           - Chegou(aram) ontem o técnico e os jogadores.
 
c) de pessoas diferentes: verbo no plural da pessoa predominante.
-  Eu, você e os alunos iremos ao museu.
 - Tu, ela e os peregrinos visitareis o santuário.


 d) com núcleos em correlação: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.

 - O cientista assim como o médico pesquisa(m) a causa do mal.
e) ligado por COM: verbo concorda com o antecedente do COM ou vai para o plural.

- O professor, com os alunos, resolveu o problema.
 - O maestro com a orquestra executaram a peça       clássica.

f) ligado por NEM: verbo no plural e, às vezes, no singular.
- Nem Paulo nem Maria conquistaram a simpatia de Joana.

g) ligado por OU: verbo no singular ou plural, dependendo do valor do OU.
  - João ou Maria resolveram o problema.
 - O policial ou os policiais prenderam o perigoso assassino.
Sujeito constituído por:
a) um e outro, nem um nem outro: verbo no singular ou plural.
 
 - Um e outro médico descobriu(ram) a cura do mal.
 - Nem um nem outro problema propostos foi(ram) resolvido(s).
b) coletivo geral: verbo no singular.
 - Qual de nós será escolhido?
 - O povo escolherá seu governante em 15 de novembro.
 - O povo aclamou o candidato.
 
c) Parte de, a maioria de, metade de, grande parte : verbo no singular ou no plural
- Uma parte dos funcionários preferiu(ou preferiram) férias coletivas.

d) Cerca de, perto de, mais de, menos de: verbo concorda com o numeral que o acompanha.

  - Cerca de des mil pessoas assistiram ao campeonato mundial de futebol.
  - Mais de uma pessoa correu em direção a porta de emergência.

e) pronomes (indefinidos ou interrogativos) seguidos de pronome: verbo no singular ou plural.
- Alguns de nós seremos eleitos.
f) palavra QUE: verbo concorda com o antecedente.
- Hoje sou eu que faço o discurso.

 g) palavra QUEM: verbo na 3ª pessoa do singular
 - Amanhã serão eles quem resolverá o problema.

h) um dos que: verbo no singular ou plural.
 - Foi um dos alunos desta classe que resolveu o problemas.                                                        - Seu filho foi um dos que chegaram tarde.

i) palavras sinônimas: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
- A Ética ou a Moral preocupa-se com o comportamento humano.
 
Verbo acompanhado da palavra SE
 
a) SE = pronome apassivador: verbo concorda com o sujeito paciente.
 - Viam-se ao longe as primeiras casas.
 - Ofereceu-se um grande prêmio ao vencedor da    corrida.
b) SE = índice de indeterminação do sujeito: verbo sempre na 3ª pessoa do singular.
 
  - Necessitava-se naqueles dias de novas idéias.
  - Estava-se muito feliz com o resultado dos jogos.
  - Morria-se de tédio durante o inverno.
Verbos impessoais
ØVerbos que indicam fenômenos; verbo haver indicando existência ou tempo; verbo fazer, ir, indicando tempo: ficam sempre na 3ª pessoa do singular.
  - Durante o inverno, nevava muito.
  - Ainda havia muitos candidatos para a Universidade.
  - Ontem fez dez anos que ela se foi.
  - Vai para dez meses que tudo terminou.
Sujeito = nome próprio plural.
a) com artigo singular ou sem artigo: verbo no singular.
 - O Amazonas deságua no Atlântico.
 - Minas Gerais exporta minérios.
b) com artigo plural: verbo no plural. 
  Os Estados Unidos enviaram tropas à zona de conflito.
  "Os Lusíadas" narram as conquistas portuguesas.
Conclusão
Foi mostrada a Fórmula Geral da Concordância Verbal e seus casos específicos, os quais abrangem regras e normas que devem ser seguidas.
 
Exercícios
1) Indique a alternativa em que haja ERRO de concordância:
A) Terminadas as aulas, os alunos viajaram.
B) Esta maçã está meia podre.
C) É meio-dia e meia.
D) Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo.
E) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.
R: Letra B. O certo seria usar a palavra ‘’meio’’.
2) “O estudo e a experiência ___________ davam-lhe a calma com que resolvia os problemas que lhe _____________”.

A) acumulados / apresentava.
B) acumulados / apresentavam.
C) acumulada / apresentavam.
D) acumulado / apresentavam.
E) acumulada / apresentava.

R: Letra B. Deve ser usado no plural.
3) “__________ três meses que não ___________ os pássaros”.

A) faziam / via-se.
B) fazia / viam-se
C) fazia / se viam
D) fazia / se via
E) faziam / se viam

R: Letra C.

  
Grupo : Thays, Thais, Eduardo, Diogo, Amanda e Larissa


 
 

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